Como acontece em quase todos os jogos, os jogadores usam alguns termos para simplificar ou facilitar a comunicação nos fórums, mensagens e chats. Contudo, nem todos os jogadores estão familiarizados com todos os termos, e o que inicialmente é usado para facilitar a comunicação, pode ter o efeito indesejado de dificultar a compreensão..

Abaixo segue uma lista dos termos mais usados e os seus significados:

1H - One Handed

(Uma mão) - Arma de uma mão

1B

1 Bilião (1.000.000.000)

1K

Mil (1.000)

1M

1 Milhão (1.000.000)

2H - Two Handed

(Duas mãos) - Arma de duas mãos

AFK - Away from Keyboard

(Longe do teclado) - Quando um jogador está ligado, mas não está sobre controlo do seu personagem

Aggro

Alvo prioritário de um NPC

AI - Artificial Intelligence

(Inteligência artificial) - Algo que não é controlado pelo jogador

Anão

Mecânico de vapor

Ander

Andermant. O tipo de moeda mais valiosa do jogo e também a mais utilizada, adquirida principalmente com dinheiro real

AoE - Area of Effect

(Área de efeito) - Uma habilidade que atinge uma área ampla.

AR - All Resist

(Todas as Resistências) - Resistência a todos os elementos.

Archer

(Arqueiro) - Caçador

Armor

(Armadura) - Refere-se ao Valor de Armadura, principal atributo de defesa das personagens

Arqueiro

Caçador

AS - Attack Speed

Velocidade de ataque

Águia

Ave de Rapina

Aura

Uma habilidade que causa algum efeito passivo nos personagens que estiverem dentro de uma determinada área à volta da sua fonte (ex: Estandarte de Guerra)

Azul

Essência do Ataque

Beta

Fase de testes

Boss

(Chefe) - O monstro mais forte de um local. Geralmente é usado apenas para os Chefes Únicos (ex: Khalys, a cabeça-de-serpente)

BP

BigPoint - Empresa de jogos alemã que criou o Drakensang Online

Buff

Efeito positivo, permanente ou temporário. "Buffar" é um verbo inventado, e significa conceder um efeito positivo. Oposto de "Nerf".

Bug

Um erro ou defeito no jogo que não é pretendido. Alguns bugs são benéficos para os jogadores, enquanto outros são prejudiciais.

Build

(Construir) - O conjunto de equipamentos que o jogador utiliza (ex: jogadores podem fazer o seu personagem mais voltado para Valor de Armadura do que para Resistências).

Cap

Um limite máximo, o qual algo não se pode ultrapassar (ex: aumentos do Fanatismo)

CC - Crowd Control

(Controlo de População) - Um efeito negativo que limita o movimento e acções (ex: congelamento)

CD - Cooldown

(Arrefecimento) - Tempo de espera antes de poder usar uma habilidade de novo. Geralmente, quanto mais forte é a habilidade, maior é o tempo de espera

Char - Character

Personagem de jogo

Combo

Um conjunto de habilidades usadas em sequência

Crit - Critical

(Crítico) - Acerto Crítico

Def - Defense

Defesa

DK - Dragonknight

Nome da classe Guerreiro do Dragão, na versão inglesa

DMG - Damage

Dano

DPS - Damage Per Second

Dano por segundo

Drop

(Queda) - Algo deixado por um monstro após a sua morte. "Dropar" é um verbo inventado, e serve para dizer que um monstro deixou um item

DSO

Drakensang Online

Dungeon

(Masmorra) - Uma zona instanciada, geralmente de maior dificuldade, onde só se encontra um jogador e os membros do seu grupo, e onde existe uma quantidade pré-definida de inimigos.

EHP - Effective Health Pool

(Vida Effectiva) - Uma estimativa de quanto um jogador ou criatura tem de sofrer golpes até morrer. Por exemplo, se um jogador tiver 3000 Pontos de Vida e uma redução de danos de 50%, diz-se que a sua Vida Efectiva é de 4500 Pontos de Vida (3000 + 50%), uma vez que os danos recebidos serão reduzidos a metade

ELO

Sistema matemático de classificação dos jogadores, baseado no seu nível de habilidade. É o sistema usado no Drakensang Online

EXP - Experience

Pontos de Experiência

F2P - Free to Play

Um jogo que não requer pagamento para jogar (grátis)

Farm

"Farmar" é um verbo inventado, e significa percorrer um caminho para conseguir um objectivo (ex: "Farmar" Andermant: conseguir o maior numero de Andermant possível)

Feed

Morrer várias vezes num combate PvP, resultando em pontos para a equipa adversária. A esses jogadores chama-se "Feeders"

Fireball - Fire Ball

Bola de Fogo

Gatling

Canhão Automatizado

Gold

Moedas de Ouro. Também pode ser usado como um termo para distinguir as Moedas de cobre, prata e ouro, do Andermant

HP - Health points / Hit Points

Pontos de Vida

Hit

Golpe

IA

Inteligência Artificial. Algo que não é controlado pelo jogador

Instakill - Instant Kill

Quando um alvo com os Pontos Vitais máximos recebe dano letal num curto espaço de tempo, sem hipótese de reacção

Item

Tudo o que possa ser colocado no Inventário

Kamikaze

É geralmente usado para descrever um jogador ou monstro que se suicida para activar uma habilidade

KS - Kill Steel

(Roubo da morte) - Refere-se ao acto de um jogador dar o último golpe num inimigo que já tinha sido enfraquecido por outro jogador, ficando assim com todas as recompensas sem qualquer esforço. Actualmente existe um sistema anti-roubo de morte, e a prática passou a ser mais difícil.

Lag

Uma resposta lenta do servidor de jogo em consequência de uma má conexão de internet ou a um mau sistema de computador

LvL - Level

Nível

Lvl UP - Level Up

(Subir de nível) - Significa subir o nível da personagem. "Upar" é um verbo inventado.

LoL - Laughing out Loud

(Rir alto) - Uma expressão usada para representar um riso

Loot

(Despojo) - Termo semelhante a "Drop". Representa qualquer item deixado por um monstro após a morte, e inclui também os items conseguidos através da abertura de baús e ânforas festivas

LR - Life Regen.

(Regeneração de Pontos de Vida) - Refere-se à regeneração total de Pontos de Vida por segundo

LS - Life Steel

(Roubo de Vida) - Um efeito que causa dano no adversário, enquanto regenera os Pontos de Vida do utilizador

Mage

(Mago) - Mago do Círculo

Mob

(Bando) - Qualquer criatura hostíl que não seja um Chefe.

MS - Movement Speed

Velocidade de Movimentação

Mini-Boss

Termo usado para se referir aos Monstros com a marca vermelha (Campeões, Monstros Especiais, Monstros-Patrão e Únicos)

Minion

(Servo) - Uma criatura que protege ou apoia uma criatura mais forte ou personagem (ex: Guarda; criaturas invocadas pelo Pacto Selvagem)

Nerf

Efeito negativo, permanente ou temporário. "Nerfar" é um verbo inventado, e significa aplicar um efeito negativo. Oposto de "Buff".

Newbie

(Novato) - Jogador iniciante e com pouca experiência

Noob

Termo derivado de "Newbie". Usado para descrever um jogador novato ou inexperiente, mas geralmente de forma insultuosa. Caso o jogador a quem seja dirigida se sinta ofendido, poderá resultar em banimento temporário.

Nova

Termo usado para descrever as habilidades que causam um dano muito elevado numa vasta área (ex: Fluxo do Submundo)

NPC - Non-Player Character

Qualquer personagem que não é controlada pelo jogador. Apesar de poder ser usado para criaturas inimias, normalmente é usado para se referir apenas aos cidadãos e outras criaturas com as quais existe diálogo, enquanto o termo "Mob" fica reservado para as criaturas hostís

Nuke

Termo usado para definir uma habilidade que causa uma grande quantidade de dano inflingido de imediato (ex: Meteoro). Habilidades como Fúria do Dragão não são consideradas Nukes, pois o dano é causado por segundo.

OF - Off-hand

(Mão Secundária) - Slot onde são equipados os items de mão secundária (ex: escudo)

OHK - One-Hit K.O

Um ataque que sempre mata ao primeiro golpe

OP - Over-powered

Algo excessivamente forte, causando um desequilibrio no jogo. Oposto de "UP"

P2P - Pay to Play

Um jogo que requer uma pagamento para jogar, geralmente por mensalidade

P2W - Pay to Win

Um jogo que, apesar de ser grátis para jogar, disponibiliza grandes vantagens para os jogadores que investem o seu dinheiro no jogo, tornando-o muito mais fácil, enquanto os jogadores "free" têm dificuldades tremendas em consegui-lo, ou em competir com estes jogadores. Drakensang Online é muitas vezes referido como um jogo P2W, devido ao facto de a maioria dos items serem adquiridos com Andermant (moeda comprada com dinheiro real)

Pack

(Pacote) - Um item que contêm vários objectos

Patch

Um pacote de actualizações realizadas no jogo

Pet

Companheiro. Também costuma ser usado para definir o Guarda e as criaturas invocadas pelo Pacto Selvagem

Ping

Latência da conexão de internet com o servidor de jogo

Pot - Potion

Poções e Elixires

Pro - Profetional

(Profissional) - Um jogador muito experiente

PvE - Player vs. Environment

(Jogador contra ambiente) - Modo de jogo normal, onde o jogador luta contra os monstros do jogo. O mesmo que "PvM"

PvM - Player vs. Monster

(Jogador contra monstro) - Ver PvE

PvP - Player vs. Player

(Jogador contra jogador) - Modo de jogo onde os jogadores competem entre si

Q - Quest

Acompanhado por um número (ex: Q1; Q2), refere-se ás masmorras do Entre-mundos.

RA - Resistance to All

(Resistência a todos) - Resistência a todos os elementos. O mesmo que "AR".

Ranger

Nome da classe Caçador, nas versões inglesa e brasileira. Geralmente é o nome mais utilizado para a classe

Red

(Vermelho) - Essência da Destruição

Roxa

Essência da Guerra

Run

(Corrida) - Quando um jogador passa por uma zona rapidamente, sem se preocupar em matar os inimigos ou recolher os objectos.

Rush

Atingir um objectivo o mais rapidamente possível, ignorando a história do jogo.

Set

Um conjunto de equipamentos, geralmente com características semelhantes ou que se complementam uns aos outros. Tanto pode ser usado para referir um conjunto específico (ex: Brilho de Ammon), ou para referir um conjunto de equipamentos do mesmo nível e raridade (ex: Set de items lendários).

Sigris

Garras de Gelo de Sigrismarr

Skill

Habilidade

Solo

(Sózinho) - "Solar" é um verbo inventado, e significa jogar sem um grupo

SW - Spellweaver

Nome da classe Mago do Círculo, na versão inglesa

Spell

(Feitiço) - Habilidade. Termo geralmente reservado às habilidades do Mago do Círculo

Stealth

(Furtivo) - Uma habilidade que impossibilita ou dificulta a detecção de uma personagem.

Tank

(Tanque) - Um personagem que consegue suportar uma grande quantidade de dano. "Tankar" é um verbo inventado, e significa receber o maior número de dano, impedindo que os alvos virem a sua atenção para os personagens mais fracos

Taunt

(Ameaça) - Uma habilidade que obriga o(s) alvo(s) a atacar o utilizador

Top

Um jogador de topo, com grande experiência e bom equipamento

Torre

Geralmente usado para se referir às habilidades Canhão Mecânico, Canhão Automatizado e Canhão Táctico, dos Mecânicos de vapor. Também pode ser usado para se referir a objectos ou mecanismos de defesa que atacam inimigos próximos (ex: O Controlo Eterno)

Trade

(Comércio) - Sistema de troca e venda de items. Geralmente usado para descrever o comércio de items entre jogadores. Muito frequente em jogos de RPG, mas inexistente em Drakensang Online

UP - Under-powered

Algo excessivamente fraco, causando um desequilíbrio no jogo. Oposto de "OP"

Warrior

(Guerreiro) - Guerreiro do Dragão

Wizard

(Feiticeiro) - Mago do Círculo

Também no FANDOM