FANDOM

Todas as classes e NPCs têm os seus atributos ofensivos e defensivos que afectam o combate. Monstros têm já os seus atributos baseados na espécie e no nível, bem como outras condicionantes, como o local em que se encontram (ex: entre-mundos). Não é possível saber, directamente, os atributos dos inimigos. É possível aceder aos atributos da sua personagem, através do botão "Personagem" do menu superior, ou através da tecla de atalho (C).

Dano Básico

Geralmente referido simplesmente como Dano, é o dano máximo e mínimo que a unidade pode causar numa habilidade que tenha um aproveitamento de 100%. Diferentes habilidades têm um melhor aproveitamento que outras: A habilidade com o pior aproveitamento do Dano Básico actualmente é o Trilho de Espinhos, com 25% do Dano Básico. Em contraste, a habilidade com o melhor aproveitamento do Dano Básico é o Meteoro, com 500% do Dano Básico.

O Dano Básico aumenta por cada nível das Árvores de Talentos de Experiência e Sabedoria. É principalmente oferecido pelas armas e modificadores de arma, embora também possa estar presente em aneis, colares e cintos, bem como em alguns items únicos. É também o atributo oferecido pelos Rubis.

O dano causado pode ser reduzido pelo Valor de Armadura e Valores de Resistência, dependendo do tipo de ataque. Alguns efeitos negativos também podem reduzir o dano causado pelas habilidades. Em PvP, um bom nível da Árvore da Fama ajuda a equilibrar o dano causado em jogadores.

Velocidade de Ataque

Velocidade de Ataque são os ataques que a unidade executa por segundo. Algumas habilidades têm sempre a mesma velocidade de execução, e não são afectadas pela Velocidade de Ataque. A Velocidade de Ataque base é de 1 ataque por segundo (sem arma), e é posteriormente modificada pela velocidade da arma equipada.

Velocidade de Ataque está adicionalmente presente em armas (geralmente armas curtas e de uma mão), e em modificadores de arma, embora também possa estar presente em aneis, colares e cintos. É o atributo oferecido pelas Safiras.

Alguns efeitos como "Abrandamento" recuzem a Velocidade de Ataque temporáriamente.

Pontos de Vida

Geralmente referido simplesmente como Vida ou Saúde. Os Pontos de Vida representam a quantidade de dano que a unidade pode suportar antes de morrer. Fora de combate, os Pontos de Vida vão-se regenerando ligeiramente. Esta regeneração por segundo é maior conforme os Pontos de Vida máximos (mais pontos de vida significam uma maior regeneração por segundo). Os Pontos de Vida de base variam entre os 71 (Mago do Círculo em nível 1) e os 3022 (Guerreiro do Dragão em nível 45). É possível regenerar os Pontos de Vida rápidamente recolhendo as Esferas de Vida ou usando Poções. Algumas habilidades também têm o efeito de regenerar os Pontos de Vida parcialmente. O uso da Essência da Abdução de Vitalidade também regenera os Pontos de Vida em 15% do dano causado.

Os Pontos de Vida aumentam por cada nível das Árvores de Experiência e Sabedoria. Estão presentes em quase todo o tipo de equipamento, excepto em armas e modificadores de arma. São o atributo oferecido pelas Ametistas.

Recurso

O recurso é um atributo único dos jogadores, e é necessário para executar algumas habilidades. Cada classe tem um tipo de recurso diferente, com as suas características. O recurso, bem como a velocidade de regeneração no caso da Mana e Concentração, raramente está presente nos equipamentos, estando apenas presente em alguns items únicos ou em bónus de Set.

Mana

A Mana é o recurso usado pelos Magos do Círculo. Ao contrário do que acontece noutros jogos, a Mana máxima é de 100 pontos. A Mana regenera-se 13 pontos por segundo. Pode ser regenerada mais rápidamente usando Elixires de Mana. As habilidades Míssil Mágico e Teletransporte também podem ser melhoradas com os talentos da árvore de experiência para ganharem a capacidade de regenerar a Mana total e parcialmente.

Concentração

A Concentração é o recurso usado pelos Caçadores e tem um máximo de 100 pontos. A Concentração regenera-se 8 pontos por segundo. Pode ser regenerada usando Poções de Concentração, ou com as habilidades Adrenalina e Golpe Letal.

Fúria

A Fúria é o recurso usado pelos Guerreiros do Dragão, e tem um máximo de 100 pontos. Ao contrário dos outros recursos, a Fúria começa vazia e não se regenera automáticamente. Para acumular Fúria é necessário usar habilidades que gerem pontos de Fúria (ex: Ataque de Fúria). A Fúria também aumenta caso o jogador sofra um ataque. Alguns talentos de Experiência como Força de Raiva e Vingança aumentam a Fúria recebida nalguns casos. Fora de combate, a Fúria acumulada vai-se dissipando a 5 pontos por segundo. Pode-se usar um Elixir de Fúria para regenerar a Fúria a 100%.

Vapor

O Vapor é o recursos usado pelos Mecânicos de vapor, e tem um máximo de 100 pontos, que poderá ser posteriormente aumentado para 120 com o talento de experiência "A todo o vapor". É o recurso com a regeneração mais lenta, regenerando entre 3 ou 4 pontos por segundo. Esta regeneração pode ser aumentada para entre 4 a 5 pontos por segundo, equipando uma chave inglesa.

Valor de Armadura

O Valor de Armadura é o principal atributo de defesa, e reduz principalmente os danos recebidos por ataques Físicos. O Valor de Armadura também protege parcialmente contra os elementos Fogo, Gelo e Magia do Submundo, mas não tem qualquer efeito contra os elementos Raio e Veneno. A redução do dano é ligeiramente maior em ataques de adversários de menor nível, e ligeiramente mais baixa contra ataques de adversários de nível superior.

Ao contrário do que acontece com os monstros, o Valor de Armadura dos jogadores baixa conforme o seu nível, e tem de ir sendo actualizado com os equipamentos para não ficar demasiado baixa para o seu nível. Valor de Armadura está presente em quase todo o tipo de equipamento, excepto em armas e modificadores de arma. A única exepção à regra é o Arco Égide, que oferece atributos defensivos. É o atributo oferecido pelas Cianites.

Alguns efeitos como "Vulnerável" e "Quebra de Armadura", fazem com que o Valor de Armadura seja temporáriamente reduzido. Os elementos de Fogo, Gelo e Magia do Submundo ignoram 50% do Valor de Armadura. Os elementos de Raio e Veneno ignoram completamente o Valor de Armadura.

Valor de Bloqueio

Valor de Bloqueio está intimamente relacionado com o Volume do Bloqueio. Representa a probabilidade de bloquear um ataque inimigo, que será depois reduzido por uma percentagem que dependerá do valor do Volume de Bloqueio. A probabilidade de bloquear um ataca aumenta ligeiramente em ataques de adversários de menor nível, e é ligeiramente mais baixa contra ataques de adversários de nível superior.

O Valor de Bloqueio só está presente em escudos e bolas e sempre em conjunto com o Volume de Bloqueio.

Volume de Bloqueio

Volume de Bloqueio entra em conjunto com o Valor de Bloqueio. Representa a percentagem de dano que será adicionalmente reduzida após um ataque ter sido bloqueado pelo Valor de Bloqueio. A redução do dano é ligeiramente maior em ataques de adversários de menor nível, e ligeiramente mais baixa contra ataques de adversários de nível superior.

O Volume de Bloqueio só está presente em escudos e bolas e sempre em conjunto com o Valor de Bloqueio.

Valor de Impacto Crítico

O Valor de Impacto Crítico é um atributo único dos jogadores, e está intimamente relacionado com o Valor de Dano Crítico. Representa a probabilidade que a unidade tem de causar um dano crítico, que é determinado pelo Valor de Dano Crítico. A probabilidade de causar um dano crítico aumenta ligeiramente em adversário de menor nível, e é ligeiramente mais baixa contra adversários de nível superior.

Valor de Impacto Crítico está presente principalmente em livros e aljávas. Pode também ser conseguido em aneis, colares, cintos, armas e modificadores de arma. Alguns items únicos também oferecem Valor de Impacto Crítico. É o atributo oferecido pelos Ónixes.

Valor de Dano Crítico

O Valor de Dano Crítico é um atributo único dos jogadores, e está intimamente relacionado com o Valor de Impacto Crítico. Representa o dano causado em caso de dano crítico. O dano causado é ligeiramente maior contra adversários de menor nível, e é ligeiramente mais fraco contra adversários de nível superior.

Valor de Impacto Crítico é conseguido em todos os equipamentos, mas encontra-se com mais frequência em aneis, colares, cintos e modificadores de arma.

Valor de Resistência

Geralmente referido simplesmente como Resistência. São os atributos que protegem apenas contra um tipo de dano específico. Existem 5 Valores de Resistência principais, um para cada tipo de elemento: Fogo, Veneno, Gelo, Raio, Magia do Submundo.

Os Valores de Resistência podem ser conseguidos em todos os items de armadura, apesar de algumas armas únicas também oferecerem Valores de Resistência específicos. Os diamantes oferecem resistência a todos os danos elementais. Existe também um 6º Valor de Resistência que protege contra Dano Físico, presente apenas no item Anel das Artes Bélicas. Este não deve ser confundido com o Valor de Armadura pois, como todas as Resistências, só protege contra dano Físico, não contribuindo para a defesa parcial contra Fogo, Gelo ou Magia do Submundo.

Velocidade de Movimentação

A Velocidade de Movimentação é a velocidade com que a unidade se desloca. É o único atributo que não é mostrado na página da Personagem.

Velocidade de Movimentação é um atributo raro, presente apenas em botas, ou em alguns items únicos. Algumas habilidades como Adrenalina e Grito de Guerra Irado aumentam a Velocidade de Movimentação temporáriamente. O maior bónus de Velocidade de Movimentação é de 100%, conseguido através das Montadas Rápidas.

Alguns efeitos como "Abrandamento" e "Congelamento" reduzem a Velocidade de Movimentação temporáriamente.

Também no FANDOM

Wiki aleatória